Seja bem vindo!

sábado, 3 de dezembro de 2011

Olimpíadas Escolares

 O vereador Emerson Prado (PSDB) prestigiou a abertura das Olímpiadas Escolares que acontece pela primeira vez em curitiba. foi no ginásio central da Universidade Positivo nesta sexta -feira (2) e vai até o próximo dia 11. Promovidos com apoio do Comitê Olímpico Brasileiro, os jogos vão reunir nesta edição 3.600 atletas de 24 estados, além das delegações de Curitiba e do Distrito Federal. Os jovens atletas serão prestigiados por 15 estrelas do esporte olímpico brasileiro.
Os jogos serão disputados por estudantes com idades entre 15 e 17 anos, de escolas públicas e particulares, em 12 modalidades - Atletismo, Ciclismo, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Xadrez, Ginástica Rítmica, Basquete, Futsal, Handebol e Vôlei, além do Taekwondo.
O vereador Emerson Prado (PSDB) na sala VIP conversando com os medalhistas Olímpicos - Hernandes Quadri do Ciclismo / Hugo Hoyama - Tênis de Mesa / Emanuel Rego - Volei / Edinanci Silva do Judô / Diogo Silva - Taekwondo / Angélica Kviecznski / Vanderlei Cordeiro - Atletismo / Henrique Rodrigues - Natação.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Entrevista

Neste domingo, dia 04 de dezembro, o programa Jogo Do Poder Paraná recebe o vereador do PSDB Emerson Prado para falar sobre a atual situação na Câmara de Vereadores de Curitiba. O programa começa às 23h55 na Rede CNT - ao vivo Participação ao vivo pelo twitter: @jogodopoderpr

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Reuniões



    Reunião de Escolha dos Conselheiros do Consocial.
Final do torneio de Maia da Vila Hortência, Parabéns aos ganhadores!
                        
 Reunião com representantes dos Clubes e Mabel administradora Regional do Cajuru Definimos emenda parlamentar para Copa Cajuru 2012!


Entrevista Bom dia Paraná do dia 22/11/2011
Etrevista dia 04-11-11








Visita as obras





terça-feira, 22 de novembro de 2011

Nova rua da Cidadania do Cajuru

O vereador Emerson Prado participou da solenidade de autorização, da ordem de serviço para início das obras da nova Rua da Cidadania do Cajuru.
O prefeito Luciano Ducci assinou a ordem de serviço no terreno onde será erguida uma estrutura moderna e funcional para atender com serviços públicos, esporte, lazer e cultura a população dos cinco bairros de abrangência da Administração Regional Cajuru: Capão da Imbuia, Jardim das Américas, Guabirotuba, Cajuru e Uberaba.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Primeiro Museu do Holocausto do Brasil

O vereador Emerson Prado participou representando a Câmara  Municipal de Curitiba na Inauguração do Museu do Holocausto!

O prefeito Luciano Ducci pediu respeito ao próximo e tolerância no discurso de inauguração do primeiro Museu do Holocausto do Brasil, que aconteceu neste domingo (20) em Curitiba. Falando para lideranças judaicas, políticos e religiosos, o prefeito disse que o mundo não pode esquecer as atrocidades que aconteceram na 2ª Guerra Mundial. “Aqui, estará a maior lição de que a atrocidade do homem contra o homem jamais deve ser repetida, em tempo algum”, disse o prefeito. O governador Beto Richa participou do evento.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Ex-goleiro recebe título de cidadão honorário

Atendendo proposta do vereador Emerson Prado (PSDB), o comunicador, técnico e ex-goleiro de vários times de futebol Ricardo Pinto recebeu, na noite de sexta feira (4), o título de cidadão honorário de Curitiba. .

Ao saudar o atleta, Prado discorreu sobre a vida do homenageado, que nasceu em Cachoeiro de Itapemirim (ES). Destacou as vitórias que fazem parte da carreira gloriosa do jogador, que começou na Desportiva Ferroviária em 1982, transferiu-se para o Fluminense Football Club em 1984, ainda como atleta da categoria de Juniores. “Entre as conquistas de Ricardo Pinto estão a Copa São Paulo de Juniores (em 86) e, ao se profissionalizar, jogando pelo Fluminense, a Taça Rio em 1990, e duas vezes a Taça Guanabara (91 e 93)”, enalteceu. Prosseguindo, disse que naquela equipe foram 235 partidas, onde sofreu 215 gols, uma média de 0,9%.

Carreira internacional

Em 1993, foi campeão pelo Cerro Porteño do Paraguai. Passou por times como Americano, União São João e Corinthians e, em 1995, chegou ao Atlético Paranaense, onde se tornou ícone para a torcida.

O vereador também lembrou o triste episódio que marcou a passagem do atleta pelo time paranaense no jogo contra o Fluminense no Estádio das Laranjeiras em 1996, quando o goleiro acenou para a torcida tricolor, que, indignada, invadiu o campo e o agrediu covardemente com outros jogadores do Atlético, o que prejudicou o relacionamento entre os dois clubes. Em 2008, tornou-se técnico da equipe Red Bull Brasil.

Ao eleger Curitiba para se estabelecer, o atleta fundou o Centro de Futebol Ricardo Pinto, no Portão. “Uma verdadeira fábrica de sonhos, semeando esperanças”, disse o vereador, já que é um espaço dedicado ao preparo de futuros campeões do futebol na cidade. Também apresenta o programa esportivo "Show de Bola", transmitido pela Rede Massa, que vai ao ar de segunda a sábado.


Agradecimento

Emocionado, Ricardo Pinto agradeceu ao vereador Emerson Prado e aos demais parlamentares pela honraria. Participaram da solenidade o secretário para Assuntos da Copa do Mundo Fifa 2014, Mario Celso Cunha; Evandro Antonio Sbalcherio Mariot, da prefeitura; Domingos Rodrigues Torres Filho, da Secretaria de Relações com a Comunidade; os vereadores Aladim Luciano (PV), Julião Sobota (PSC), Paulo Salamuni (PV) e Professor Galdino (PSDB).


Fonte:Câmara Municipal de Curitiba
Fotos: (Anderson Tozato)

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Ricardo Pinto será cidadão honorário

Ricardo Pinto, técnico de futebol e ex-goleiro de times como o Atlético Paranaense, Corinthians e Fluminense, se tornará cidadão honorário de Curitiba. A proposta é do vereador Emerson Prado (PSDB) e a solenidade de entrega da homenagem será nesta sexta-feira (4), na Câmara Municipal de Curitiba.
Ricardo Pinto nasceu em 23 de janeiro de 1965, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. Sua carreira de jogador começou na Desportiva Ferroviária em 1982, transferindo-se para o Fluminense Football Club em 1984, ainda como atleta da categoria de Juniores. Conquistando em 1986 a Copa São Paulo de Juniores ao se profissionalizar, também obteve, jogando pelo Fluminense, a Taça Rio em 1990 e duas vezes a Taça Guanabara (91 e 93). Nesta equipe, foram 235 partidas. Sofreu 215 gols, uma média de 0,9%. Saiu do clube em 1993, indo para o Cerro Porteño, do Paraguai, com o qual foi campeão nacional. Passou por times como Americano, União São João e Corinthians e, em 1995, chega ao Atlético Paranaense e torna-se um ícone para a torcida. Um episódio triste que marcou a passagem de Ricardo Pinto pelo time paranaense foi no jogo contra o Fluminense no Estádio das Laranjeiras em 1996, quando o goleiro acenou para a torcida tricolor, que, indignada, invadiu o campo e agrediu covardemente a ele e a outros jogadores do Atlético, o que prejudicou o relacionamento entre os dois clubes.
Em 2008, Ricardo Pinto torna-se técnico da equipe Red Bull Brasil. Fundou o Centro de Futebol Ricardo Pinto em Curitiba, no bairro Portão, um espaço dedicado ao preparo de futuros campeões do futebol na cidade. Também apresenta o programa esportivo "Show de Bola", transmitido pela Rede Massa, que vai ao ar de segunda a sábado.
“Diante dessa bela trajetória, é um privilégio e satisfação poder homenagear esse grande atleta, técnico e comunicador”, declara o vereador Emerson Prado. A solenidade terá início às 20h.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Estudantes conhecem o funcionamento da Câmara

O vereador Emerson Prado (PSDB) recebeu, nesta quinta-feira (6), um grupo de alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental da Escola Nova Geração, na Vista Alegre das Mercês. Os 19 estudantes na faixa etária de 10 a 11 anos foram conhecer a Câmara de Curitiba e saber do seu funcionamento e história.

O parlamentar tucano disse ter se surpreendido com o interesse das crianças pela política e o acompanhamento do noticiário local e nacional. Os questionamentos, segundo Emerson Prado, foram sobre as leis (antifumo e contra as drogas), greves (dentistas), salários dos professores, além das questões ligadas à cidade como meio ambiente, por exemplo.

Prado explicou, durante a visita à Câmara de Curitiba, o funcionamento do Legislativo, o histórico e a função dos vereadores. Ele orientou as crianças a participarem da vida pública, deixando no site da Câmara (cmc.pr.gov.br) sugestões para melhorar a vida da população.

Professoras

Os alunos foram acompanhados das professoras Márcia Bittencourt Roda, do 5º ano, e Silvana Luzia Rocha, do 4º ano.

 (Fotos – Andressa Katriny - Izabela Magistralli)

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Festa das Luzes é incluída no calendário oficial de Curitiba

Representantes da comunidade israelita, o prefeito Luciano Ducci e o vereador Emerson Prado (PSDB) reuniram-se, nesta terça-feira (4), para celebrar a inclusão da Festa das Luzes no calendário oficial da cidade de Curitiba. A lei que possibilita o apoio do município à atividade cultural foi sancionada em junho deste ano. Desde 1986 a comemoração é realizada na praça 29 de março, mas somente agora foi adicionada à lista de eventos tradicionais da capital.

“Esta distinção materializa e pereniza a relação da comunidade israelita com a cidade, que sabe acolher bem a todas as etnias. Somos um povo de paz, que há 5.762 anos vem legando à humanidade os seus valores de ética, justiça e liberdade”, agradeceu Manoel Knopfholz, presidente da Federação Israelita do Paraná.

Luciano Ducci destacou a importância de reconhecer esta atividade cultural como parte integrante do calendário oficial da cidade. “Curitiba é uma cidade acolhedora e nós nos orgulhamos disso. A participação das diversas etnias fez daqui um belo lugar para se viver”, afirmou o prefeito, agradecendo às lideranças a contribuição da comunidade israelita para o desenvolvimento da capital do Paraná.

“Estamos reunidos para compartilhar uma conquista da comunidade israelita, que demonstra a compreensão pelo poder público da importância que esta data possui para todos os judeus. É a história de todo um povo que passa a figurar também na história oficial da cidade”, disse Emerson Prado, autor da proposição que resultou na inclusão do Chanuká no calendário oficial de Curitiba.
Neste ano, a festividade será realizada no dia 20 de dezembro, na mesma praça. Acompanharam o evento Ester Proveller, presidente da Kehila do Paraná; Leon Knopfholz, presidente da B'nai B'rith; Isac Baril, Ilana Lerner e Izhak Polikar, diretores da Federação Israelita do Paraná; os rabinos Pablo Berman (Centro Israelita do Paraná) e Yossef Dubrawsky (Beit Chabad); e o advogado Roland Hasson.

           (Fotos – Anderson Tozato)

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

158 anos da Polícia Civil comemorados na Câmara

Para celebrar os 158 anos da Polícia Civil do Paraná, a Câmara Municipal de Curitiba realizou, por iniciativa do vereador Emerson Prado (PSDB), uma solenidade com policiais e servidores do órgão, na última sexta-feira (23). “Tivemos apoio unânime de todos os parlamentares da Casa e esta ocasião muito nos honra”, declarou Prado.
À mesa, estavam o secretário estadual de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César Sobrinho; o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius da Costa Michelotto; o superintendente da Secretaria Municipal de Defesa Social, Osni Stival, e os vereadores João do Suco (PSDB), líder do prefeito na Câmara, Tico Kuzma (PSB), que presidiu a sessão, e Roberto Hinça (PDT), corregedor da Casa, além de Emerson Prado.

Em seu pronunciamento, Prado, que é líder do PSDB, destacou as atribuições dos policiais civis, a natureza arriscada do trabalho, o presente risco de morte e a defesa da ordem e dos bens privados e públicos. Destacou o surgimento do órgão, no período da criação da província do Paraná, então presidida por Zacarias de Góes e Vasconcelos, que convocou Antônio Manoel Ferreira para comandar a Polícia Civil no estado.

Marcus Vinícius da Costa Michelotto falou das dificuldades que a Polícia Civil passou nos últimos anos e que ainda não há uma sede própria para a realização dos trabalhos. Sobre os policiais, agentes, escrivães e outros servidores do órgão que seriam naquela noite homenageados, afirmou: “Hoje, são 74, mas poderiam ser muitos mais. Fizemos uma escolha que privilegia e representa todo o corpo da Polícia Civil”.

O secretário estadual Reinaldo de Almeida César Sobrinho chamou a atenção dos presentes para os casos de alta complexidade, que, por meio de suas investigações, a Polícia Civil soluciona. Falou também dos planos de segurança que já estão sendo realizados para a Copa do Mundo em Curitiba.

O Coral da Polícia Civil entoou canções e hinos, abrilhantando a solenidade. Também estava presente o vereador Julião Sobota (PSC). Os homenageados chamados para receberem seus diplomas das mãos dos vereadores foram Antônio Macedo Campos Junior, delegado de polícia de Almirante Tamandaré; Dalton Pazello, agente de operações; Francisco José Batista da Costa, delegado adjunto; Josefat Zazula Sobrinho, escrivão; Luiz Felipe Reginato, investigador; Nazira de Andrade de Sant'Anna, papiloscopista; Silvan Rodney Pereira, delegado da comissão de promoções, Vilson Alves de Toledo, delegado, e também Marcus Michelotto.

Os outros homenageados foram Marcus Vinícius Figueiredo, Menyr Antônio Barbosa Zaiter, Demétrius Gonzaga de Oliveira, Itiro Hashitani, Luciano de Pinho Tavares, Claudio Stegues Passos, Luiz Felipe Leite Reginato, Anderson Cássio Ormeni Franco, Marco Antônio Góes Alves, Naylor Gustavo Robert de Lima, Sabrina Barreiros Alexandrino, Rubens Recalcatti, Marcelo de Oliveira Lemos, Alfredo Dib Júnior, Artem Dach, Guilherme Rangel de Melo, Vinícius Borges Martins, Alcimar de Almeida Garret, Benedito Gonçalves Neto, Fábio Amaro, Fioravante Terruchon, Jorge Luiz de Lima Pacheco, Claudia Regina de Pinho Tavares, Andreia Greinert, Marlene Berkenbrock Lopes, Valderlim Cezar Rodrigues, Arielson Nery do Prado, Janete Maria da Costa Fuentes, Mauricio Gebert Bassi, Carlos de Oliveira da Velha Neto, Adyr Sabbagh, José Renato Ribeiro, Donizete Baldino Garcia, Paulo Antonio Bressan, Ênio de Carvalho Guimarães, Michel da Silva Doimo, Paulo Sérgio Morais Klippel, Gilberto Gonçalves dos Santos, Edgar Pinto de Carvalho Júnior, Adriano de Souza Figueiredo, Renato Basilio Medvid, Fábio Marcelo Ramos, Cristine Ponsolin Cardoso, Danilo Tuzzi, Marcos Fernando Macedo Freire, Elcio Piazetta, Celso Pereira da Silva, Marco Cezar Cardoso e Leno José Balke Tomass.
O secretário Reinaldo César Sobrinho, Émerson Prado e o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Michelotto.

A papiloscopista Nazira de Andrade de Sant'Anna.

O delegado Antônio Macedo de Campos Junior recebe o diploma de Emerson Prado, entre Reinaldo César Sobrinho e Marcus Michelloto.


Fonte:Câmara Municipal de Curitiba
           (Fotos – Anderson Tozato)

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Sessão solene marca os 158 anos da Polícia Civil

Sessão solene nesta sexta-feira (23) vai marcar os 158 anos da Polícia Civil do Paraná. A solenidade será às 20h, no plenário da Câmara de Curitiba, para homenagear 65 policiais com destaque em suas áreas de atuação. A iniciativa é do vereador Emerson Prado (PSDB).
A Polícia Civil, dirigida pelo delegado-geral Marcus Vinícius Michelotto, desenvolve os serviços públicos basicamente através dos distritos policiais e delegacias policiais. As unidades distribuídas pelo território estadual são, nas suas circunscrições, o centro das investigações e dos demais atos de polícia judiciária e pontos de atendimento e proteção à população. São 14 distritos policiais na cidade e 375 delegacias contando o interior.
Servidores da Polícia Civil serão homenageados. Entre eles, estão o delegado-geral, Marcus Vinícius da Costa Michelotto; o delegado geral adjunto, Francisco José Batista da Costa; o assessor Roberto Assis Martins Mendes, o investigador Jorge Luiz de Lima Pacheco e as investigadoras Claudia Regina O. de Pinho Tavares e Andreia Greinert. Do Grupo Auxiliar de Recursos Humanos (GARH), Denize de Fátima Del Santo; do Grupo Auxiliar Financeiro (GAF), Pedro Reichemback de Brito, a escrivã Marilia do Rocio de Oliveira, a investigadora Marlene Berkenbrock Lopes, o escrivão Josefat Zazula Sobrinho, a técnica administrativa Tânia Mara da Silva Barreto e os investigadores Vanderlim Cézar Rodrigues e Arielson Nery do Prado e Janete Maria da Costa Fuentes; os delegados Marcus Vinícius de Figueiredo, Demetrius Gonzaga de Oliveira e Menyr Antônio Barbosa Zaiter, Itiro Hashitani, Luciano de Pinho Tavares, Cláudio Stegues Passos, Luiz Filipe Leite Reginato, Anderson Cássio Ormeni Franco, Marco Antonio de Goes Alves e Naylor Gustavo Robert de Lima; a papiloscopista Nazira de Andrade de Santanna, os agentes operacionais Gessila Rosnise W. de Oliveira e Dalton Pazello; os investigadores Mauricio Gebert Bassi e Carlos de Oliveira da Velha Neto; a escrivã Danielle Alves e a delegada Sabrina Barreiros Alexandrino.
Da Delegacia de Homicídios, o delegado Rubens Recalcatti; da Delegacia de Vigilância e Capturas, Marcelo de Oliveira Lemos; os investigadores Adyr Sabbagh, José Renato Ribeiro, Adalberto Mendes da Silva Neto, Donizete Baldino Garcia, o assessor Gilson Marciano de Oliveira, o delegado Alfredo Dib Junior, os escrivães Ademar Klein,  Paulo Cezar Pereira da Costa, Marina Paula Nrowotisk, Antônio Augusto Ferreira Lobo; os investigadores Paulo Antônio Bressan, Ênio de Carvalho Guimarães e Michel da Silva Doimo. Do quadro  geral da Polícia Civil, Dirceu Alves Pinto, e o delegado Artem Dach.
Também receberá homenagem o maestro do Coral da Polícia Civil, Wilson dos Santos, e os delegados Silvan Rodnei Pereira, Antonio Macedo de Campos Júnior, Guilherme Rangel de Melo, Vinicius Borges Martins, o delegado titular Alcimar de Almeida Garrett,  Benedito Gonçalves Neto, e os investigadores Gilberto Gonçalves dos Santos, Edgar Pinto de Carvalho Júnior, Adriano de Souza Figueiredo, Renato Basilio Medvid, Fabio Marcelo Ramos, Cristine Ponsolin Cardoso, Danilo Tuzzi e Marcos Fernando Macedo Freire.
 

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Câmara apoia mobilização em defesa da língua de sinais

Para contribuir com a mobilização nacional em defesa da língua de sinais e das escolas para surdos, conhecida como Setembro Azul, o vereador Emerson Prado (PSDB) convidou a coordenadora da Pastoral da Pessoa com Deficiência da Arquidiocese de Curitiba, Fernanda Bruni, para debater o tema com os vereadores. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (14), em horário destinado à Tribuna Livre, na Câmara Municipal. A mobilização Setembro Azul, liderada pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), luta contra a ameaça de fechamento das escolas de surdos e o atual modelo de educação inclusiva, previsto pelo Ministério da Educação (MEC). “Não menosprezem um surdo que pede dinheiro nas ruas. Ele não tem acesso às escolas”, ressaltou Fernanda Bruni.

Emerson Prado informou que, “durante todo o mês de setembro, serão realizados eventos de valorização das línguas de sinais e da cultura surda em todo país com o objetivo de sensibilizar as autoridades políticas e a sociedade para a importância da educação em língua de sinais para surdos”. O vereador enfatizou, ainda, que a ideia é modificar as emendas do Plano Nacional de Educação que preveem o fim das escolas de surdos e que determinam a inserção obrigatória nas escolas regulares. O documento, segundo ele, tramita no Congresso Nacional e deve reger a educação brasileira pelos próximos dez anos.
Fernanda Bruni agradeceu o convite, dando sequência ao posicionamento de Emerson Prado. Ela defendeu a inclusão e integração dos surdos na sociedade, escolas bilíngues e no mercado de trabalho. “A pastoral é muito procurada e realiza um trabalho importantíssimo visando a inclusão dos deficientes não só na escola mas também no mercado de trabalho”. Com relação à educação, a coordenadora afirmou que “é certo que os surdos aprendem mais e melhor nas escolas bilíngues, onde o ensino é todo feito por meio da língua de sinais”. A atual política de educação do MEC, que prevê que os alunos sejam todos matriculados nas escolas regulares e que recebam atendimento especializado em outro horário, na sua opinião, é ineficaz. “Eles querem ser aceitos, podem e devem ter seus direitos. Para isso, precisam aprender na linguagem deles”, afirmou, explicando que libras é uma língua assim como o português, alemão e japonês.


          (Fotos – Andressa Katriny)
         

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Resgate Social debate atenção à população de rua

 O vereador Emerson Prado esteve nesta terça-feira (13)  na  abertura do Seminário Resgate Social. O evento, foi no auditório do Mercado de Orgânicos, anexo ao Mercado Municipal de Curitiba, onde reuniu 150 profissionais das unidades de atendimento especializado, integrantes do Movimento Nacional da População de Rua e entidades sociais que atendem pessoas em situação de risco em Curitiba e nos municípios da Região Metropolitana. 

Tribuna Livre debate educação para portadores de deficiência

Tribuna Livre desta quarta-feira (14) debaterá sobre a ameaça de fechamento das escolas para deficientes auditivos. Por iniciativa do vereador Emerson Prado (PSDB), a coordenadora da Pastoral da Pessoa com Deficiência da Arquidiocese de Curitiba, Fernanda Bruni, falará sobre o assunto.

“O governo federal e o município acham que já existe a falsa inclusão e que não precisa das escolas especiais. Nós achamos que é necessário para que os alunos tenham, por exemplo, o ensino da linguagem de sinais. Se os professores não estão preparados nem para o ensino normal, quem dirá para a linguagem de sinais”, disse Fernanda. A Tribuna acontece durante a sessão plenária, que inicia às 14h30.

A meta 4 do Plano Nacional de Educação 2011-2020 do Ministério da Educação pretende universalizar, para a população de quatro a 17 anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede regular de ensino. No entanto, pais, professores e especialistas contestam a medida, com o argumento de que ainda não há preparação suficiente dos profissionais em escolas de ensino regular.

Fonte:Câmara Municipal de Curitiba

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Câmara recebe delegado e destaca 158 anos da Polícia

O líder tucano, Emerson Prado, saudou o delegado Toledo, convidando os demais vereadores para a sessão solene de sua autoria em comemoração aos 158 anos da polícia civil do Paraná.


Os vereadores receberam na tarde desta terça-feira (6), durante a sessão plenária, o delegado da Polícia Civil do Paraná, Vilson Alves Toledo, da Assessoria de Relações com a Comunidade (ARC). Emerson Prado, líder do PSDB na Casa, saudou Toledo, destacando o aniversário de 158 anos da instituição e a sessão solene em comemoração à data, que acontecerá no próximo dia 23, às 20h, no plenário, por solicitação do parlamentar.

Em nome do delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Marcos Vinícius Michelotto, Toledo entregou aos vereadores o convite para os dez eventos que irão marcar o 158º aniversário da instituição. De acordo com o delegado, além do tradicional desfile cívico militar, neste dia 7 de setembro será realizada, entre outros, corrida de rua da Polícia Civil, torneio de tiro, lançamento do selo comemorativo aos 158 anos e, para encerrar, baile no Iate Clube de Londrina, no dia 1º de outubro.

             (Fotos – Andressa Katriny)

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Sugerido movimento de preservação do Rio Atuba

O vereador Emerson Prado (PSDB) participou da reunião de lideranças de associações de moradores da Regional Cajuru com o prefeito Luciano Ducci (PSB), nesta quarta-feira (24), no Colégio Adventista Centenário. O encontro contou com a participação de 57 líderes comunitários e do secretário municipal de Relações com a Comunidade, Fernando Guedes.

A prefeitura ofereceu apoio jurídico e de contabilidade para regularizar a situação das associações comunitárias e clubes de mães, ampliando as oportunidades de parcerias e a promoção de ações que beneficiem aos moradores da região.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Vereador propõe painéis para controlar velocidade de ônibus

Emerson Prado (PSDB) protocolou projeto de lei para que sejam instalados nos ônibus painéis com marcadores de velocidade. A ideia é fazer com que os próprios usuários observem e denunciem abusos cometidos por motoristas no trânsito. A velocidade máxima permitida para um ônibus circular pela cidade é de 60 quilômetros por hora.

“Com isso, o intuito é diminuir os acidentes que matam e deixam gravemente feridas pessoas que necessitam do transporte diariamente e que não sentem segurança alguma no uso do mesmo”, justificou o parlamentar.

Prado disse que são registrados por dia em Curitiba dois acidentes com ônibus. Dados preliminares do Corpo de Bombeiros do Paraná informam que, de janeiro a julho deste ano, foram 465 batidas ou atropelamentos envolvendo qualquer tipo de ônibus, deixando 270 pessoas feridas.

“Se o número de ocorrências continuar neste ritmo, é possível que 2011 seja mais violento que o ano passado, quando foram registrados 819 acidentes”, complementou.

Ele cita dados do Batalhão de Trânsito, que contabilizou 582 pessoas feridas em acidentes envolvendo coletivos em Curitiba no ano passado. Quase 30% das ocorrências foram de colisões transversais. Em seguida, aparecem quedas de passageiros, com 15% dos registros e atropelamentos, com 11,4%.

“Não podemos cruzar os braços. Essa situação precisa de estudos urgentes para ser controlada. Tragédias são diárias na nossa cidade e juntos podemos estudar formas de segurança”, concluiu.



quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Vereador pede distrito policial no Bairro Novo

O vereador Emerson Prado (PSDB) encaminhou um ofício ao secretário da Segurança Pública do Paraná, Reinaldo de Almeida Cesar, para que seja criado um distrito policial no Bairro Novo. Em resposta, a polícia informou que estuda implantar dois módulos militares na região do Sítio Cercado, que abriga o Bairro Novo.

De acordo com o parlamentar, a população da região ultrapassa 140 mil habitantes e precisa de mais policiamento. “Tal prerrogativa já se faz um direito da comunidade e por conseguinte minimizaria a perpetração da criminalidade”, argumentou Prado no ofício.

O comandante da 4ª Companhia da Polícia Militar, Silvio do Rocio de Lima, informou que há um programa de governo para construir dois módulos policias na área do Sítio Cercado. Um deles é na Rua Izaac Ferreira da Cruz, próximo ao terminal do Sítio Cercado e outro na Rua Filósofo Humberto Rhoden com a Rua Celeste Tortato Gabardo. De acordo com as informações prestadas pelo comandante, as construções estão sendo planejadas para iniciar ainda este ano, mas dependem de licitações e aprovação do governo para serem efetivamente concretizadas.

Fonte:Câmara Municipal de Curitiba
           (Foto – Andressa Katriny)

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Delegacia de Proteção ao Idoso Aprovado No Conselho da Polícia Civil.

Deliberação nº 415/2011

O Conselho da Polícia Civil, no uso de suas atribuições legais conferidas pelo artigo 47, § 2º, Constituição Estadual, com fundamento no que dispõe o artigo 6° da lei complementar nº 14 de 26 de maio de 1982, com suas alterações posteriores, apreciando o Protocolo n°489/11/cpc- Ofício n° 028/2011 da Câmara Municipal de Curitiba, Gabinete do Vereador Emerson Prado solicitando a criação da Delegacia do Idoso, em sessão ordinária realizada em data de 21/06/2011,

DELIBEROU

Por unanimidade de votos dos Senhores Conselheiros presentes, pela RESTITUIÇÃO do protocolo à Secretaria de Estado da Segurança Pública, com esclarecimentos que a matéria já foi contemplada na Lei n° 12.956/2000, que autoriza a criação da Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso, e constitui objeto de estudo do Grupo encarregado da modernização da Polícia Civil.

Marcus Vinicius da Costa Michelotto

Presidente

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Asfalto novo em 42 ruas da Regional Cajuru

O vereador Emerson Prado acompanho o prefeito Luciano Ducci na audiência publica com moradores, comerciantes e lideranças comunitárias da região, no Clube Nikkey, na Vila São Paulo.
 Na próxima semana a máquina recicladora de asfalto da Prefeitura vai iniciar os trabalhos de pavimentação em 12 ruas da Regional Cajuru.
"A máquina vai levar asfalto novo para 12 ruas da região, nesta primeira etapa da pavimentação, numa extensão de 5 quilômetros, já a partir da semana que vem", afirmou o prefeito. Cerca de 400 pessoas participaram da audiência e puderam sugerir e debater melhorias para a região.
O prefeito afirmou que está prevista a pavimentação de 42 ruas da Regional Cajuru. No total serão 24 quilômetros de asfalto novo. O investimento será de R$ 5,1 milhões. "Temos várias ações sendo realizadas aqui na Regional. Já revitalizamos toda a rua por onde passa a linha de ônibus da Vila São Paulo", acrescentou.
Homenagem - No início da audiência, o prefeito Luciano Ducci lembrou aos presentes que morou no Uberaba durante a infância e estudou em duas escolas do bairro. "É uma felicidade vir aqui e ver amigos, me criei aqui na região e meus familiares moram aqui", disse emocionado. Ao final da audiência o prefeito foi homenageado por professores e colegas de turma do Colégio Estadual Pio Lanteri.
Saúde - O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, também participou da audiência pública e informou que o Estado vai repassar R$ 3,5 milhões à Prefeitura para compra de medicamentos. "O trabalho em parceria com o governo do Estado traz muitos benefícios à população", disse o prefeito. O Estado também irá repassar recursos para compra de equipamentos para o Hospital do Idoso Zilda Arns, no Pinheirinho.
Ainda na área da saúde, o prefeito falou sobre as obras em andamento na Regional, como a construção do Espaço Saúde Vila Camargo, do Espaço Saúde Uberaba de Cima e da Central de Raio-X do Centro Municipal Urgências Médicas do Cajuru.
Habitação - O prefeito também falou sobre a grande intervenção urbana que a Prefeitura realiza da Vila Audi União. "Temos priorizado retirar as pessoas de áreas de risco. No Audi União são mais de 500 casas que serão entregues", disse.
Na região também será construído um centro da juventude, que terá piscina semi-olímpica coberta e aquecida, pista de skate, salas multiuso, anfiteatro, biblioteca e ginásio poliesportivo coberto com arquibancada para 200 pessoas. No local serão desenvolvidas aulas e atividades físicas, esportivas e culturais.
Pedidos atendidos - Durante a audiência, as pessoas puderam fazer questionamentos diretamente para o prefeito e secretários municipais. A moradora Lenice Lell entregou um abaixo-assinado pedindo a instalação de uma semáforo na esquina da Salgado Filho com a Coronel José Carvalho de Oliveira.
Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba

terça-feira, 17 de maio de 2011

Chanuká - Festa das Luzes

O projeto do vereador Emerson Prado (PSDB) que institui no município a Festa das Luzes – Chanuká, a ser comemorada anualmente no mês de dezembro foi aprovado por unanimidade durante a sessão. De acordo com ele, Chanuká é uma festa judaica, também conhecida como o Festival das luzes. “Trata-se assim, de um dia muito especial para a comunidade judaica, como para todos que convivem com suas tradições”.
Ester Proveler, presidente da Comunidade Israelita do Paraná, e Leon Knopholz, presidente da B'nai B'rith, maior entidade judaica de Direitos Humanos, acompanharam a votação do projeto do vereador Emerson Prado.

         (Fotos – Andressa Katriny)

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Propostas construções de Delegacia do Idoso e DP

O vereador Emerson Prado (PSDB) propõe a criação da Delegacia do Idoso e de distrito policial no Bairro Novo. Os pedidos para instalação das duas unidades policiais constam em ofícios encaminhados ao secretário de estado Reinaldo de Almeida César, da Segurança Pública.
Para a construção do distrito policial, o parlamentar argumenta que a população do bairro ultrapassa 140 mil habitantes e a adoção da medida poderia aumentar a segurança e reduzir a criminalidade.
No outro documento, Emerson Prado fala da expectativa de vida dos brasileiros, que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), supera os 73 anos. Diante deste quadro, o parlamentar sugere a criação da Delegacia do Idoso.

Aprovados na Guarda pedem apoio de vereador

Aprovados em concurso de 2008 da Guarda Municipal pedem apoio do vereador Emerson Prado (PSDB) para contratação. O grupo de 14 pessoas esteve nesta quinta-feira (5), no gabinete de trabalho do parlamentar, na Câmara de Curitiba, para apresentar uma série de reclamações. Entre as queixas estão a proximidade do fim da validade do concurso e o não cumprimento de promessas de contratação.
Segundo o parlamentar, a validade do concurso vence no dia 28 de junho e até agora 207 foram contratados. “O concurso teve 12 mil inscritos, 650 aprovados para 500 vagas. A promessa da Secretaria da Defesa Social para 2010 e 2011 era contratar duas turmas de 150 aprovados”, diz o vereador tucano.
Solução
Emerson Prado disse ainda que a Defesa Social cogita a abertura de novo concurso. “Se não há recursos para contratar os aprovados em 2008, por que fazer novo concurso?”, questiona. O parlamentar relata que alguns dos aprovados no concurso abandonaram seus empregos na expectativa de contratação pela prefeitura.
Diante deste quadro, Prado vai conferir a pauta das sessões plenárias da semana que vem para que os representantes do grupo possam levar as reivindicações aos demais parlamentares. Além disso, pretende marcar audiência com o secretário Nazir Abdalla Chain, da Defesa Social, para esclarecer todas as questões envolvendo o concurso. Para o vereador, “a melhor forma de solucionar o problema é o diálogo com o Executivo”.
Fonte:Câmara Municipal de Curitiba

terça-feira, 19 de abril de 2011

Mais duas Creches e um Centro da Juventude no Cajuru

O vereador Emerson Prado acompanhou O prefeito Luciano Ducci que assinou nesta terça-feira (19), no espaço Obra Social Santo Anibal, no Uberaba, as ordens de serviço para a construção de mais um Centro da Juventude, o Audi União, e de duas creches, os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Uberaba II e Vila Camargo.

"Com as creches e o Centro da Juventude vamos cuidar bem das famílias, especialmente das que mais precisam", disse Luciano Ducci. "Ao longo de muitos anos esta região não recebeu a atenção que merecia. Hoje, vemos uma grande diferença, aqui entregamos, entre outras obras, as Unidades de Saúde Lotiguaçu e Alvorada e trabalhamos na construção de mais de 500 casas para retirar famílias de regiões de risco", disse o prefeito.

A construção de creches e do Centro da Juventude faz parte das intervenções da Prefeitura de Curitiba no chamado bolsão Audi/União, um aglomerado de vilas irregulares que concentram 3,1 mil casas. As obras estão mudando para melhor a paisagem e a vida dos moradores do conjunto de vilas da região (veja abaixo).

As duas novas creches da Regional Cajuru vão criar mais 300 vagas para crianças de zero a cinco anos. O investimento será de aproximadamente R$ 2,5 milhões.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Vereador Emerson Prado vistoria obras na região do Uberaba

O Vereador Emerson Prado, vistoriou a implantação de 12 postes na rua Helena Carcereri Piekarski, Uberaba. Depois de inúmeras reuniões com a comunidade, o trabalho está sendo concluído, é a segunda etapa que vai melhorar a qualidade de vida dos moradores e ajudar no crescimento da região. Segundo Emerson Prado, " é apenas o começo de muitas melhorias, falta ainda construir as redes de água, as galerias pluviais e fluviais; por isso as obras podem demorar, então pedimos um pouco de paciência que tudo está caminhando para melhorar a estrutura do nosso bairro".

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Proposto agendamento de consulta por telefone

Pacientes idosos (maiores de 60 anos) e portadores de deficiência cadastrados nas unidades municipais de saúde poderão agendar consultas por telefone. Esta é a proposta do vereador Emerson Prado (PSDB) em apreciação na Câmara de Curitiba. A sugestão do parlamentar é baseada em lei federal que “prevê atendimento prioritário por meio de serviços individualizados que assegurem tratamento diferenciado a essas pessoas.”

Além da lei federal, o Estatuto do Idoso regula os direitos assegurados aos maiores de 60 anos. O documento diz que “é obrigação do poder público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.”

Atendimento

Segundo Emerson Prado, se sua proposta for aprovada em plenário e sancionada pelo prefeito, para receber o atendimento agendado pelo telefone, o paciente deverá apresentar, na consulta, a carteira de identidade ou cartão do Sistema Único de Saúde. E as unidades de saúde deverão afixar em local visível o material indicativo do conteúdo da lei.

Fonte:Câmara Municipal de Curitiba

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Peritos da polícia científica apresentam demandas a vereador

O vereador Emerson Prado, líder do PSDB na Câmara Municipal de Curitiba, recebeu, nesta quarta-feira (6), dirigentes do Sindicato dos Peritos Oficiais e Auxiliares do Paraná (Sinpoapar), ligados à Polícia Científica. O presidente da entidade, Ciro Pimenta, Gabriel de Andrade e Leandro Lima apresentaram ao parlamentar demandas da categoria, como a aprovação do estatuto próprio e a representação institucional na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

“Vamos estabelecer o contato com o governo estadual, para encaminhar a pauta de reivindicações. Todo o secretariado é aberto ao diálogo e com certeza a situação de vocês ficará melhor do que está”, afirmou o vereador. A aprovação do estatuto, cujo texto final foi elaborado por uma comissão de profissionais em conjunto com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), secretaria de Estado da Administração e Previdência (Seap) e Sesp, depende somente de tramitação na administração estadual para ser enviado para a análise dos deputados estaduais. A ferramenta possibilitará a organização institucional dos profissionais e a instalação da corregedoria do órgão.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Secretário fala sobre contratações nas polícias com líder tucano

O secretário Reinaldo de Almeida César, da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, recebeu, na tarde desta quarta-feira (30), o líder do PSDB na Câmara, vereador Emerson Prado. Também participaram da reunião grupos de candidatos das polícias Civil e Militar, que pretendem ser chamados em breve para compor o efetivo das corporações. Eles conversaram sobre as contratações e a instalação de módulos policiais na regional do Cajuru, por iniciativa do vereador.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Vereador leva pedidos ao secretário da Segurança

O vereador Emerson Prado, líder do PSDB na Câmara de Curitiba, tem audiência marcada para a próxima quarta-feira (30) com o secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César. No encontro, marcado para as 10h, na sede da secretaria, o parlamentar vai apresentar algumas reivindicações. Entre elas, a instalação da Central de Monitoramento Urbano na Regional Cajuru e a nomeação dos aprovados nos últimos concursos públicos das polícias Militar e Civil.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Câmara de Curitiba fiscaliza sistema de radares da capital

O vereador Emerson Prado (PSDB), realizou uma visita técnica, na manhã desta quinta-feira (24), ao Sistema de Monitoramento dos Radares e Lombadas Eletrônicas de Curitiba, que é operado das instalações da Urbs e Diretran, no centro da cidade. Precisamos dar uma resposta á sociedade sobre a credibilidade desse sistema,  afirmou Emerson Prado líder do PSDB na câmara. A visita foi acompanhada pela diretora de Trânsito de Curitiba, Rosângela Maria Battistella.

A atividade integra um ciclo intensivo de fiscalização, iniciado após denúncia de irregularidades pela imprensa e consecutiva rescisão dos contratos com a empresa Consilux, que operava os equipamentos na cidade, pela prefeitura.