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quinta-feira, 24 de março de 2011

Câmara de Curitiba fiscaliza sistema de radares da capital

O vereador Emerson Prado (PSDB), realizou uma visita técnica, na manhã desta quinta-feira (24), ao Sistema de Monitoramento dos Radares e Lombadas Eletrônicas de Curitiba, que é operado das instalações da Urbs e Diretran, no centro da cidade. Precisamos dar uma resposta á sociedade sobre a credibilidade desse sistema,  afirmou Emerson Prado líder do PSDB na câmara. A visita foi acompanhada pela diretora de Trânsito de Curitiba, Rosângela Maria Battistella.

A atividade integra um ciclo intensivo de fiscalização, iniciado após denúncia de irregularidades pela imprensa e consecutiva rescisão dos contratos com a empresa Consilux, que operava os equipamentos na cidade, pela prefeitura.
 Para a diretora de Trânsito de Curitiba, Rosângela Battistella, é muito importante a participação dos vereadores no processo de incorporação da administração do sistema de multas pela Urbs. “Esta visita mostra que há fiscalização e transparência naquilo que fazemos. A vinda da própria imprensa no dia de hoje, tendo acesso a todas as informações, demonstra a confiabilidade do sistema. Não ficou dúvida sem resposta”, defendeu. 
Funcionamento

Curitiba possui 119 locais sendo monitorados por radares e 50 por lombadas eletrônicas. Quando um veículo é flagrado cometendo irregularidades no trânsito por estes equipamentos, a imagem criptografada é enviada por meio de tecnologia 3G (conexão à internet sem fio) aos servidores localizados na Diretran. Ali, sob a supervisão de uma equipe técnica, funcionários da Urbs analisam cerca de 3 mil imagens por dia, atestando, ou não, a qualidade da fotografia para o auto de infração. Neste momento, a placa e características do veículo são cruzados com o banco de dados do Detran, para verificar eventuais clonagens de automóveis e outros crimes.

Trata-se de um sistema de dupla checagem, onde cada imagem é analisada aleatoriamente por dois funcionários diferentes. Se o parecer de ambos for idêntico, a fotografia é encaminhada para um agente de trânsito, por meio do sistema eletrônico de informação. Cada imagem recebe um código e os funcionários da Urbs não possuem autorização para apagá-la, ficando a fotografia gravada nos servidores.

O agente de trânsito trabalha em outro ambiente, na sede da Urbs, e é responsável por atribuir à fotografia a respectiva multa. Este processo é autenticado pelo agente, que permanecerá a ele atrelado até o pagamento da infração. Isto é feito para que, em caso de recurso, ele possa explicar ao infrator quais critérios levaram à punição. As imagens que foram convertidas em multas pelo agente são enviadas à Celepar, para a impressão da notificação e inclusão da penalidade no sistema MTM. Somente nesta etapa do processo é conhecido o proprietário do veículo. Feito isto, a companhia devolve à Urbs as infrações para que a entrega seja feita pelos Correios. Uma vez gerada, cada infração possui um código que é acompanhado por todo o processo. Caso haja algum problema, os gerentes do sistema são avisados para corrigir a questão.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba
             (Fotos - Anderson Tozato)

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