O vereador Emerson Prado, líder do PSDB na Câmara de Curitiba, tem audiência marcada para a próxima quarta-feira (30) com o secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César. No encontro, marcado para as 10h, na sede da secretaria, o parlamentar vai apresentar algumas reivindicações. Entre elas, a instalação da Central de Monitoramento Urbano na Regional Cajuru e a nomeação dos aprovados nos últimos concursos públicos das polícias Militar e Civil.
Ao justificar o pedido de colocação da central, Emerson Prado argumenta que a região é a única sem esse recurso. Com a medida pretende-se reduzir o índice de criminalidade.
Aprovados em concursos das polícias Civil e Militar têm o apoio de Emerson Prado na reivindicação pelas nomeações. Celina Ferreira Gomes, uma das aprovadas, esteve no final do mês passado na Câmara de Curitiba para expor as dificuldades: “São mais de 13 mil aprovados em concurso de fevereiro do ano passado da PM. Desse total, 1.100 estão nomeados. A corporação é formada por 17 mil policiais no Estado, mas por lei sancionada pelo ex-governador Orlando Pessuti, o efetivo deveria ser de 26 mil PMs. O número de baixas tem sido grande, principalmente com aposentadorias e mortes”, informa.
Déficit
Na Polícia Civil a situação é semelhante: a demora nas contratações dos aprovados em concurso de 2009. Eles defendem também o aproveitamento do projeto de modernização da instituição no Paraná. Até agora, foram preenchidas 463 vagas das 1.153 previstas no governo anterior. Segundo dados fornecidos pelos integrantes do movimento dos aprovados, o déficit nos quadros da Polícia Civil é de 50%, implicando diretamente no aumento da criminalidade em Curitiba e região.
Fonte: Câmara Municipal de Curitiba

Nenhum comentário:
Postar um comentário