Seja bem vindo!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Resgate Social debate atenção à população de rua

 O vereador Emerson Prado esteve nesta terça-feira (13)  na  abertura do Seminário Resgate Social. O evento, foi no auditório do Mercado de Orgânicos, anexo ao Mercado Municipal de Curitiba, onde reuniu 150 profissionais das unidades de atendimento especializado, integrantes do Movimento Nacional da População de Rua e entidades sociais que atendem pessoas em situação de risco em Curitiba e nos municípios da Região Metropolitana. 

A abertura do primeiro Seminário do Resgate Social integrou, na manhã desta terça-feira (13), representantes do Judiciário, de movimentos sociais e cerca de 150 profissionais que atuam direta ou indiretamente no atendimento à população de rua em Curitiba.
O encontro, promovido pela Fundação de Ação Social (FAS), no auditório do Mercado de Orgânicos (anexo ao Mercado Municipal de Curitiba), tem como meta consolidar as políticas de humanização e trato com a população de rua que hoje fazem da cidade referência no País.
“Diariamente os profissionais da Central de Resgate Social têm um grande desafio, que é atender no coletivo as situações individuais extremamente complexas”, afirma a superintendente da FAS, Maria de Lourdes Perez Corres San Roman. “Estamos trabalhando para descentralizar os serviços, promover o atendimento cada vez mais humano e disseminar informações para que a sociedade tenha conhecimento das ações oferecidas pelo Poder Público.”
Comprometimento - O juiz Silvio Kuhlmann, promotor de justiça dos Direitos Constitucionais do Ministério Público, destaca a postura madura e profissional dos educadores da FAS que trabalham da Rede Solidária do Morador de Rua. “São pessoas que, com seriedade e comprometimento cumprem diariamente o seu papel”, diz. Kuhlmann ressalta ainda, que a população deve evitar dar esmola e sempre que pensar em resgatar pessoas em condições de vulnerabilidade pessoal e social nas ruas, que ligue para o telefone 156. “A FAS está sempre presente, mas nem sempre é vista pela população”, completa.
O presidente do Movimento Nacional da População de Rua Leonildo Monteiro diz que Curitiba passa por um momento histórico. “Nos últimos dois anos estamos vendo uma grande mudança nos equipamentos da FAS, que vem oferecendo mais conforto e dignidade a população de rua”, afirma.
Participam do encontro 150 profissionais da Central de Resgate Social e dos equipamentos Centro Pop, Casa da Acolhida e do Regresso, Centro de Convivência João Dorvalino Borba, Centro de Convivência Criança Quer Futuro, dos abrigos oficiais, Casa Mais Viver, CREAS, Albergue São João Batista, Ministério Público do Paraná, Organizações não governamentais, Guarda Municipal e a Rede Solidária.
“Nossa meta é estimular e integrar as equipes que trabalham com as pessoas em situação de rua”, diz Luciana Kurman, coordenadora da Central de Resgate Popular.
Prestigiaram a abertura do seminário o vereador Emerson Prado; a diretora de Proteção Especial da FAS Márcia Terezinha Steil; a superintendente da Secretaria Municipal de Saúde Ana Paula Penteado; o voluntário Ali Brasil, que trabalha na Casa João Dorvalino Borba e o Pastor José Florêncio, presidente do Lar Esperança, da Confederação Evangélica de Assistência Social.


Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário