O vereador Emerson Prado participou da solenidade de autorização, da ordem de serviço para início das obras da nova Rua da Cidadania do Cajuru.
O prefeito Luciano Ducci assinou a ordem de serviço no terreno onde será erguida uma estrutura moderna e funcional para atender com serviços públicos, esporte, lazer e cultura a população dos cinco bairros de abrangência da Administração Regional Cajuru: Capão da Imbuia, Jardim das Américas, Guabirotuba, Cajuru e Uberaba.
“Esta obra, com certeza, é emblemática para a transformação da região leste da cidade. Junto com a Rua da Cidadania virá uma série de outros benefícios, diretos e indiretos como valorização dos imóveis da região, fortalecimento do comércio, segurança e melhoria significativa da paisagem urbana. Ganha quem precisa dos serviços da Rua da Cidadania e também quem mora na abrangência”, afirmou o prefeito.
A Rua da Cidadania terá 11 mil metros quadrados, três andares e será um marco arquitetônico no espaço antes ocupado pelas ruínas de um antigo depósito de madeira, no quadrilátero entre as ruas Professor Nivaldo Braga, Pandiá Calógeras, Professora Olga Balster e avenida Prefeito Maurício Fruet.
Em uma parte desse terreno funciona o Varejão Popular, outro equipamento da Prefeitura de Curitiba que será transferido para o novo Mercado do Produtor, um novo prédio que está sendo construído a uma quadra de onde será a Rua da Cidadania. A mudança para o novo espaço será em janeiro e as novas instalações será uma espécie de Mercado Municipal regional.
Projeto moderno - Projetada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, a nova Rua da Cidadania terá como entrada principal uma grande praça de convivência para ser usada pela população mesmo nos dias em que a Rua estiver fechada. Escadas e três elevadores darão acessibilidade e conforto. A nova Rua da Cidadania substituirá a sede alugada na rua Luiz França. “O bom atendimento que já prestamos à comunidade será feito também aqui, só que com muito mais conforto”, diz a administradora da Regional Cajuru, Maria Izabel de Paula.
Numa das laterais do térreo da nova Rua da Cidadania ficará o setor de Esporte e Lazer como quadra coberta e estrutura de apoio: Sanitários, vestiários, salas de ginástica. Ainda no primeiro piso estarão concentrados bancos, Correios, farmácias e uma biblioteca. A Rua terá estacionamento coberto com 50 vagas.
Serviços perto de casa - Os serviços municipais ficarão no segundo pavimento, devidamente identificados, mas num espaço único, sem divisórias para facilitar a circulação dos procedimentos. No mesmo andar será construído o auditório para apresentações culturais e salas para reuniões da comunidade e uma estrutura especial para a Secretaria Municipal de Saúde.
Serviços como carteira de trabalho, Agência do Trabalhador, Copel, Sanepar também serão dispostos no segundo pavimento. “É nesse ambiente que se dará a relação direta do cidadão com a Prefeitura e com os demais serviços públicos”, explica a assessora de projetos do IPPUC, Célia Bim.
O terceiro piso será destinado a atendimentos mais reservados como o Conselho Tutelar e salas para cursos da Fundação Cultural de Curitiba. A setorização dos espaços permitirá isolar os ambientes para eventos em diferentes turnos.
Assim como nas outras oito Ruas da Cidadania de Curitiba, a do Cajuru será uma espécie de subprefeitura, que coordenará a atuação de Secretarias e outros órgãos municipais nos bairros de abrangência da administração: Uberaba, Guabirotuba, Cajuru, Capão da Imbuia e Jardim das Américas.
Na Rua da Cidadania o cidadão encontra serviços prestados por Núcleos das diversas Secretarias Municipais, URBS, FAS - Fundação de Ação Social, FCC - Fundação Cultural de Curitiba e outros órgãos integrantes da Administração Indireta, como também serviços prestados nas esferas Estadual e Federal.
Participaram do evento os vereadores Jair Cézar, Julieta Reis, João do Suco, Felipe Braga Cortes e Serginho do Posto e o deputado estadual Roberto Acioli.
(Fotos – Divulgação)

Nenhum comentário:
Postar um comentário