O lider do PSDB na Câmara Municipal de Curitiba vereador Emerson Prado acompanhou o prefeito Luciano Ducci que iniciou nessa segunda-feira (14), na Regional Boqueirão, a inauguração das obras que serão entregues em março, para marcar o aniversário de 318 anos de Curitiba. A abertura dos Espaços Saúde Irmã Tereza Araújo, no bairro Boqueirão, e Tapajós, no Xaxim, e a inauguração do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Hauer e do novo prédio do Liceu de Ofícios Hauer marcaram o início da maratona de inaugurações. “Até o final do mês entregaremos uma média diária de três equipamentos públicos de todas as áreas da administração”, disse. Somente na área da saúde serão sete equipamentos – seis Espaços Saúde e uma Unidade de Saúde – até o dia 30, o que representa um investimento de R$ 2,16 milhões.
“É uma enorme prazer poder entregar estas casas, o CRAS e o Liceu deOfícios, juntamente no mês de aniversário de nossa cidade. Vamos poder atender melhor todas as famílias que precisam do nosso trabalho”, explica a presidente da FAS, Marry Ducci.
Os Espaços Saúde são áreas de múltiplo uso comunitário que, na prática, representam a ampliação das unidades de saúde construídas até 2005 e cuja planta arquitetônica não previa essas instalações. As novas unidades – a exemplo da Abranches, no bairro de mesmo nome e que será inaugurada no dia 30 – contam com essas dependências.
São 60 metros quadrados de área com sala, cozinha e banheiro equipados para a realização de atividades físicas, de lazer, de promoção à saúde, além de apoio à terapêutica indicada pelos médicos. “Isso traduz a prioridade da área da saúde na administração do prefeito Luciano Ducci”, observou a secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas.
O Liceu de Ofícios Hauer, que foi inaugurado em 1989, atendia em média 600 alunos por mês, oferecendo cursos nas áreas de moda e beleza. No novo prédio, a capacidade de atendimento salta para 3 mil alunos/mês, com cursos de moda, beleza, informática, administrativo, artes, industrial, turismo e hotelaria, empreendedorismo e desenvolvimento de habilidades e competências.
Já o CRAS Vila Hauer, que funcionava desde julho de 2010 provisoriamente na Casa da Comunidade Tapajós, agora está estrategicamente inserido na Vila Santa Rita de Cássia – maior área de ocupação irregular do bairro. A previsão da Fundação de Ação Social (FAS) é superar os 700 atendimentos todos os meses, uma vez que está próximo de uma concentração de famílias em vulnerabilidade.
Uso comunitário - Para usar o Espaço Saúde, basta ser cadastrado na unidade de saúde ou ser morador da sua área de abrangência e participar dos grupos em funcionamento na unidade – como o de gestantes, adolescentes, saúde mental, hipertensos e diabéticos, entre outros. É o caso da dona-de-casa Maria de Lourdes Lux, Romanoski, de 71 anos e que há 54 anos mora perto da Unidade Tapajós. “O médico disse que preciso de atividade física orientada, por causa de um problema antigo de coluna. Vai ser ótimo poder fazer tudo aqui mesmo”, comemorou.
A abertura dos Espaços Saúde libera salas das unidades de saúde para uso clínico e também os equipamentos emprestados da comunidade. A Associação Comunitária Santo Inácio de Loyola, próximo à Unidade Irmã Tereza Araújo, é um exemplo. “O Espaço Saúde é muito bem-vindo porque significa que a área disponível para a vizinhança ter coisas como lazer e ginástica aumentou porque, da nossa parte, continuamos abertos para a antiga parceria com a Prefeitura”, disse Alberto Fermin, presidente da entidade e morador da região há 23 anos.
Aprovação - Os moradores do bairro aprovaram as novas instalações do Liceu de Ofícios Hauer. “Os cursos que serão oferecidos neste novo espaço serão mais uma alternativa para manter as crianças e adolescentes afastados das ruas e longe do perigo das drogas”, diz a dona de casa Gislaine Sismoto, que há 14 anos mora no local.
Atualmente, a FAS conta com 27 liceus do ofício, duas unidades de qualificação e cinco unidades conveniadas. São cerca de 130 cursos gratuitos, com carga horária de curta e média duração, distribuídos em 14 áreas – administrativa, artes, comércio, construção civil, corte e costura e acessórios para vestuário, eletricidade, gastronomia, industrial, informática, mobiliárias, moda e beleza, prestação de serviços, turismo e hotelaria.
Além disso, são outros 45 CRAS que disponibilizam serviços de proteção social básica, como atendimento social, acompanhamento familiar e ações educativas.
Investimentos - O prefeito Luciano Ducci aproveitou as inaugurações dessa manhã, no Boqueirão, para inspecionar a obra de revitalização viária que a Prefeitura está realizando na Rua Chanceler Oswaldo Aranha, entre a Linha Verde e o Xaxim. Serão 14 quilômetros de asfalto implantado, dos quais os cinco primeiros já estão ficando prontos.
" É mais qualidade de vida para quem mora ou simplesmente passa por aqui”, disse o prefeito, que destacou o empenho da Prefeitura em reparar as vias danificadas pelas chuvas frequentes que têm caído sobre a cidade nos últimos três meses. Ele também pediu o apoio da população local à campanha deflagrada pela Prefeitura para ajudar os municípios litorâneos afetados pela chuva forte da última sexta-feira (11).
Luciano Ducci destacou também outros investimentos em curso – entre eles a construção das centrais de Raio X junto a seis unidades de urgências médicas, que tornará mais ágil o atendimento dos pacientes; O Hospital do Idoso, que deverá ser inaugurado em outubro; e o novo Ligeirão, um ônibus moderno e maior que os da frota atual. O novo veículo de transporte começará a operar a partir do Boqueirão.

Nenhum comentário:
Postar um comentário