Seja bem vindo!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

158 anos da Polícia Civil comemorados na Câmara

Para celebrar os 158 anos da Polícia Civil do Paraná, a Câmara Municipal de Curitiba realizou, por iniciativa do vereador Emerson Prado (PSDB), uma solenidade com policiais e servidores do órgão, na última sexta-feira (23). “Tivemos apoio unânime de todos os parlamentares da Casa e esta ocasião muito nos honra”, declarou Prado.
À mesa, estavam o secretário estadual de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César Sobrinho; o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius da Costa Michelotto; o superintendente da Secretaria Municipal de Defesa Social, Osni Stival, e os vereadores João do Suco (PSDB), líder do prefeito na Câmara, Tico Kuzma (PSB), que presidiu a sessão, e Roberto Hinça (PDT), corregedor da Casa, além de Emerson Prado.

Em seu pronunciamento, Prado, que é líder do PSDB, destacou as atribuições dos policiais civis, a natureza arriscada do trabalho, o presente risco de morte e a defesa da ordem e dos bens privados e públicos. Destacou o surgimento do órgão, no período da criação da província do Paraná, então presidida por Zacarias de Góes e Vasconcelos, que convocou Antônio Manoel Ferreira para comandar a Polícia Civil no estado.

Marcus Vinícius da Costa Michelotto falou das dificuldades que a Polícia Civil passou nos últimos anos e que ainda não há uma sede própria para a realização dos trabalhos. Sobre os policiais, agentes, escrivães e outros servidores do órgão que seriam naquela noite homenageados, afirmou: “Hoje, são 74, mas poderiam ser muitos mais. Fizemos uma escolha que privilegia e representa todo o corpo da Polícia Civil”.

O secretário estadual Reinaldo de Almeida César Sobrinho chamou a atenção dos presentes para os casos de alta complexidade, que, por meio de suas investigações, a Polícia Civil soluciona. Falou também dos planos de segurança que já estão sendo realizados para a Copa do Mundo em Curitiba.

O Coral da Polícia Civil entoou canções e hinos, abrilhantando a solenidade. Também estava presente o vereador Julião Sobota (PSC). Os homenageados chamados para receberem seus diplomas das mãos dos vereadores foram Antônio Macedo Campos Junior, delegado de polícia de Almirante Tamandaré; Dalton Pazello, agente de operações; Francisco José Batista da Costa, delegado adjunto; Josefat Zazula Sobrinho, escrivão; Luiz Felipe Reginato, investigador; Nazira de Andrade de Sant'Anna, papiloscopista; Silvan Rodney Pereira, delegado da comissão de promoções, Vilson Alves de Toledo, delegado, e também Marcus Michelotto.

Os outros homenageados foram Marcus Vinícius Figueiredo, Menyr Antônio Barbosa Zaiter, Demétrius Gonzaga de Oliveira, Itiro Hashitani, Luciano de Pinho Tavares, Claudio Stegues Passos, Luiz Felipe Leite Reginato, Anderson Cássio Ormeni Franco, Marco Antônio Góes Alves, Naylor Gustavo Robert de Lima, Sabrina Barreiros Alexandrino, Rubens Recalcatti, Marcelo de Oliveira Lemos, Alfredo Dib Júnior, Artem Dach, Guilherme Rangel de Melo, Vinícius Borges Martins, Alcimar de Almeida Garret, Benedito Gonçalves Neto, Fábio Amaro, Fioravante Terruchon, Jorge Luiz de Lima Pacheco, Claudia Regina de Pinho Tavares, Andreia Greinert, Marlene Berkenbrock Lopes, Valderlim Cezar Rodrigues, Arielson Nery do Prado, Janete Maria da Costa Fuentes, Mauricio Gebert Bassi, Carlos de Oliveira da Velha Neto, Adyr Sabbagh, José Renato Ribeiro, Donizete Baldino Garcia, Paulo Antonio Bressan, Ênio de Carvalho Guimarães, Michel da Silva Doimo, Paulo Sérgio Morais Klippel, Gilberto Gonçalves dos Santos, Edgar Pinto de Carvalho Júnior, Adriano de Souza Figueiredo, Renato Basilio Medvid, Fábio Marcelo Ramos, Cristine Ponsolin Cardoso, Danilo Tuzzi, Marcos Fernando Macedo Freire, Elcio Piazetta, Celso Pereira da Silva, Marco Cezar Cardoso e Leno José Balke Tomass.
O secretário Reinaldo César Sobrinho, Émerson Prado e o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Michelotto.

A papiloscopista Nazira de Andrade de Sant'Anna.

O delegado Antônio Macedo de Campos Junior recebe o diploma de Emerson Prado, entre Reinaldo César Sobrinho e Marcus Michelloto.


Fonte:Câmara Municipal de Curitiba
           (Fotos – Anderson Tozato)

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Sessão solene marca os 158 anos da Polícia Civil

Sessão solene nesta sexta-feira (23) vai marcar os 158 anos da Polícia Civil do Paraná. A solenidade será às 20h, no plenário da Câmara de Curitiba, para homenagear 65 policiais com destaque em suas áreas de atuação. A iniciativa é do vereador Emerson Prado (PSDB).
A Polícia Civil, dirigida pelo delegado-geral Marcus Vinícius Michelotto, desenvolve os serviços públicos basicamente através dos distritos policiais e delegacias policiais. As unidades distribuídas pelo território estadual são, nas suas circunscrições, o centro das investigações e dos demais atos de polícia judiciária e pontos de atendimento e proteção à população. São 14 distritos policiais na cidade e 375 delegacias contando o interior.
Servidores da Polícia Civil serão homenageados. Entre eles, estão o delegado-geral, Marcus Vinícius da Costa Michelotto; o delegado geral adjunto, Francisco José Batista da Costa; o assessor Roberto Assis Martins Mendes, o investigador Jorge Luiz de Lima Pacheco e as investigadoras Claudia Regina O. de Pinho Tavares e Andreia Greinert. Do Grupo Auxiliar de Recursos Humanos (GARH), Denize de Fátima Del Santo; do Grupo Auxiliar Financeiro (GAF), Pedro Reichemback de Brito, a escrivã Marilia do Rocio de Oliveira, a investigadora Marlene Berkenbrock Lopes, o escrivão Josefat Zazula Sobrinho, a técnica administrativa Tânia Mara da Silva Barreto e os investigadores Vanderlim Cézar Rodrigues e Arielson Nery do Prado e Janete Maria da Costa Fuentes; os delegados Marcus Vinícius de Figueiredo, Demetrius Gonzaga de Oliveira e Menyr Antônio Barbosa Zaiter, Itiro Hashitani, Luciano de Pinho Tavares, Cláudio Stegues Passos, Luiz Filipe Leite Reginato, Anderson Cássio Ormeni Franco, Marco Antonio de Goes Alves e Naylor Gustavo Robert de Lima; a papiloscopista Nazira de Andrade de Santanna, os agentes operacionais Gessila Rosnise W. de Oliveira e Dalton Pazello; os investigadores Mauricio Gebert Bassi e Carlos de Oliveira da Velha Neto; a escrivã Danielle Alves e a delegada Sabrina Barreiros Alexandrino.
Da Delegacia de Homicídios, o delegado Rubens Recalcatti; da Delegacia de Vigilância e Capturas, Marcelo de Oliveira Lemos; os investigadores Adyr Sabbagh, José Renato Ribeiro, Adalberto Mendes da Silva Neto, Donizete Baldino Garcia, o assessor Gilson Marciano de Oliveira, o delegado Alfredo Dib Junior, os escrivães Ademar Klein,  Paulo Cezar Pereira da Costa, Marina Paula Nrowotisk, Antônio Augusto Ferreira Lobo; os investigadores Paulo Antônio Bressan, Ênio de Carvalho Guimarães e Michel da Silva Doimo. Do quadro  geral da Polícia Civil, Dirceu Alves Pinto, e o delegado Artem Dach.
Também receberá homenagem o maestro do Coral da Polícia Civil, Wilson dos Santos, e os delegados Silvan Rodnei Pereira, Antonio Macedo de Campos Júnior, Guilherme Rangel de Melo, Vinicius Borges Martins, o delegado titular Alcimar de Almeida Garrett,  Benedito Gonçalves Neto, e os investigadores Gilberto Gonçalves dos Santos, Edgar Pinto de Carvalho Júnior, Adriano de Souza Figueiredo, Renato Basilio Medvid, Fabio Marcelo Ramos, Cristine Ponsolin Cardoso, Danilo Tuzzi e Marcos Fernando Macedo Freire.
 

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Câmara apoia mobilização em defesa da língua de sinais

Para contribuir com a mobilização nacional em defesa da língua de sinais e das escolas para surdos, conhecida como Setembro Azul, o vereador Emerson Prado (PSDB) convidou a coordenadora da Pastoral da Pessoa com Deficiência da Arquidiocese de Curitiba, Fernanda Bruni, para debater o tema com os vereadores. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (14), em horário destinado à Tribuna Livre, na Câmara Municipal. A mobilização Setembro Azul, liderada pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), luta contra a ameaça de fechamento das escolas de surdos e o atual modelo de educação inclusiva, previsto pelo Ministério da Educação (MEC). “Não menosprezem um surdo que pede dinheiro nas ruas. Ele não tem acesso às escolas”, ressaltou Fernanda Bruni.

Emerson Prado informou que, “durante todo o mês de setembro, serão realizados eventos de valorização das línguas de sinais e da cultura surda em todo país com o objetivo de sensibilizar as autoridades políticas e a sociedade para a importância da educação em língua de sinais para surdos”. O vereador enfatizou, ainda, que a ideia é modificar as emendas do Plano Nacional de Educação que preveem o fim das escolas de surdos e que determinam a inserção obrigatória nas escolas regulares. O documento, segundo ele, tramita no Congresso Nacional e deve reger a educação brasileira pelos próximos dez anos.
Fernanda Bruni agradeceu o convite, dando sequência ao posicionamento de Emerson Prado. Ela defendeu a inclusão e integração dos surdos na sociedade, escolas bilíngues e no mercado de trabalho. “A pastoral é muito procurada e realiza um trabalho importantíssimo visando a inclusão dos deficientes não só na escola mas também no mercado de trabalho”. Com relação à educação, a coordenadora afirmou que “é certo que os surdos aprendem mais e melhor nas escolas bilíngues, onde o ensino é todo feito por meio da língua de sinais”. A atual política de educação do MEC, que prevê que os alunos sejam todos matriculados nas escolas regulares e que recebam atendimento especializado em outro horário, na sua opinião, é ineficaz. “Eles querem ser aceitos, podem e devem ter seus direitos. Para isso, precisam aprender na linguagem deles”, afirmou, explicando que libras é uma língua assim como o português, alemão e japonês.


          (Fotos – Andressa Katriny)
         

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Resgate Social debate atenção à população de rua

 O vereador Emerson Prado esteve nesta terça-feira (13)  na  abertura do Seminário Resgate Social. O evento, foi no auditório do Mercado de Orgânicos, anexo ao Mercado Municipal de Curitiba, onde reuniu 150 profissionais das unidades de atendimento especializado, integrantes do Movimento Nacional da População de Rua e entidades sociais que atendem pessoas em situação de risco em Curitiba e nos municípios da Região Metropolitana. 

Tribuna Livre debate educação para portadores de deficiência

Tribuna Livre desta quarta-feira (14) debaterá sobre a ameaça de fechamento das escolas para deficientes auditivos. Por iniciativa do vereador Emerson Prado (PSDB), a coordenadora da Pastoral da Pessoa com Deficiência da Arquidiocese de Curitiba, Fernanda Bruni, falará sobre o assunto.

“O governo federal e o município acham que já existe a falsa inclusão e que não precisa das escolas especiais. Nós achamos que é necessário para que os alunos tenham, por exemplo, o ensino da linguagem de sinais. Se os professores não estão preparados nem para o ensino normal, quem dirá para a linguagem de sinais”, disse Fernanda. A Tribuna acontece durante a sessão plenária, que inicia às 14h30.

A meta 4 do Plano Nacional de Educação 2011-2020 do Ministério da Educação pretende universalizar, para a população de quatro a 17 anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede regular de ensino. No entanto, pais, professores e especialistas contestam a medida, com o argumento de que ainda não há preparação suficiente dos profissionais em escolas de ensino regular.

Fonte:Câmara Municipal de Curitiba

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Câmara recebe delegado e destaca 158 anos da Polícia

O líder tucano, Emerson Prado, saudou o delegado Toledo, convidando os demais vereadores para a sessão solene de sua autoria em comemoração aos 158 anos da polícia civil do Paraná.


Os vereadores receberam na tarde desta terça-feira (6), durante a sessão plenária, o delegado da Polícia Civil do Paraná, Vilson Alves Toledo, da Assessoria de Relações com a Comunidade (ARC). Emerson Prado, líder do PSDB na Casa, saudou Toledo, destacando o aniversário de 158 anos da instituição e a sessão solene em comemoração à data, que acontecerá no próximo dia 23, às 20h, no plenário, por solicitação do parlamentar.

Em nome do delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Marcos Vinícius Michelotto, Toledo entregou aos vereadores o convite para os dez eventos que irão marcar o 158º aniversário da instituição. De acordo com o delegado, além do tradicional desfile cívico militar, neste dia 7 de setembro será realizada, entre outros, corrida de rua da Polícia Civil, torneio de tiro, lançamento do selo comemorativo aos 158 anos e, para encerrar, baile no Iate Clube de Londrina, no dia 1º de outubro.

             (Fotos – Andressa Katriny)