Seja bem vindo!

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Encontro capacita atendentes e motoristas

A Câmara Municipal foi representada, nesta sexta-feira (30), no VIII Encontro de Atualização para Atendentes e Motoristas do Sistema Integrado de Transporte para o Ensino Especial (Sites).

Além do Sites, o evento é promovido e organizado pela Secretaria de Educação, Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Coordenadoria de Atendimentos às Necessidades Especiais, FAS e Urbs, com o apoio de empresas do transporte coletivo de Curitiba.

O objetivo é a atualização de conceitos básicos essenciais para motoristas e atendentes do Sites, tanto novatos como experientes na função.

A clientela atendida apresenta diagnósticos em níveis diferenciados de comprometimento mental, físico, auditivo, visual, condutas típicas e múltiplas deficiências. Diante dessa diversidade e do aumento no número de alunos transportados, essa atualização é fundamental para a qualidade no atendimento.

O evento busca conscientizar os atendentes e motoristas da grande importância do seu papel como “cuidador/educador” e da sensibilidade no relacionamento com as pessoas com necessidades educacionais especiais, orientando-as também sobre os cuidados específicos, esclarecendo sobre os diversos diagnósticos, através das palestras.

A meta é capacitar aproximadamente 250 profissionais da área.
Fonte: Câmara Municipal de Curitiba

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Projeto prevê fim da desnutrição

Projeto em apreciação na Câmara de Curitiba garante educação nutricional à população carente e acompanhamento nutricional de gestantes, crianças de até seis anos e idosos. Com a proposta pretende-se evitar a morte por desnutrição e prevenir contra doenças. As comunidades com maior índice de pobreza terão prioridade, assim como as famílias em que um dos pais esteja desempregado.

A sugestão apresentada na matéria é que a prefeitura coloque os profissionais especializados na área da saúde e suas unidades básicas de saúde, para orientação e acompanhamento nutricionais das pessoas atendidas. Isso tudo, se o projeto for aprovado em plenário e sancionado pelo prefeito.

Crescimento

“A alimentação infantil adequada é importante para garantir o bom desenvolvimento e crescimento da crianças dentro dos padrões de normalidade, mantendo durante a fase adulta comportamentos alimentares corretos para não sofrer em demasia quando chegar à terceira idade. “Este é o argumento que justifica a iniciativa, lembrando que entre as várias doenças advindas das displicências alimentares estão a anorexia nervosa.

Ações em educação nutricional devem se basear em teorias da educação de outras ciências humanas para que possam, então, contribuir à promoção da saúde. A prefeitura, por mais de uma década, vem lutando para conscientizar a população dos danos causados por distúrbios alimentares, capacitando professores e educadores da rede municipal de ensino. Mas, a pretensão deste projeto busca a orientação às gestantes e idosos.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba

Proposta determina serviço mais ágil nas lotéricas

Lotéricas deverão dispor de número suficiente de funcionários nos guichês para que os usuários possam ser atendidos em tempo razoável, seguindo as normas já estabelecidas para os bancos. É o que propõe projeto de lei em tramitação na Câmara de Curitiba.

Segundo o documento, não só as lotéricas, mas qualquer outro estabelecimento que preste serviços assemelhados aos dos bancos deverá dispor de quadro de empregados capaz de atender ao público de forma eficiente e segura. Na justificativa, observa-se que “é crescente o número de estabelecimentos prestadores de serviços sem comprometimento com a segurança e o bem-estar dos clientes”. Salienta-se que, assim como as grandes redes bancárias estão descentralizando suas atividades, a regulamentação também deve se estender aos locais onde seus serviços são prestados por outros agentes.

Autuações

Como exemplo são mencionadas no projeto as autuações do Procon contra a Caixa Econômica Federal, que encaminha seus clientes às lotéricas para pagamentos de contas e “operações simples”, numa tentativa de desafogar a agência. Ainda fica apontada a necessidade de regulamentação dos serviços bancários nesses agentes descentralizados, para que o cidadão não seja mal atendido também nesses locais.

Fonte:

terça-feira, 27 de julho de 2010

Curitiba pode ter bombeiros mirins

Está em tramitação na Câmara de Curitiba projeto de lei que pretende instituir, na rede municipal de ensino de Curitiba, o Grupo Bombeiro Mirim (GBM). A iniciativa aconteceria por meio de convênio com a Secretaria Municipal da Defesa Social, a Secretaria Municipal de Educação e Polícia Militar do Paraná – Corpo de Bombeiros.

Para participarem do grupo, os alunos deverão estar matriculados na rede municipal de ensino, a partir da quarta série, podendo permanecer no grupo até o ano letivo em que completarem 17 anos de idade. A ideia é que eles recebam instruções sobre técnicas de prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros, salvamento e resgate utilizadas pelos bombeiros.

O programa é uma iniciativa apoiada pelo Corpo de Bombeiros e terá a finalidade de instruir corretamente os jovens sobre como agir em situação de emergência, além de proporcionar uma maior integração entre a corporação, escola, família e a comunidade.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Projeto prevê direitos das crianças em impressos

Para defender os direitos das crianças e adolescentes, projeto em apreciação na Câmara de Curitiba prevê a inclusão de textos sobre o assunto em impressos emitidos pelos órgãos públicos. O material, se aprovado em plenário e sancionado pelo prefeito, deve ser extraído ou concernente ao Estatuto da Criança e do Adolescente, e colocado em multas, notificações, impostos, taxas, contribuições de melhorias e os impressos destinados à comunicação social através de divulgação das ações de governo e de utilidade pública.

Na justificativa apresentada no projeto, o argumento é que, “nestes 20 anos de vigência do Estatuto da Criança e do Adolescente, houve grandes avanços no entender e agir dos indivíduos quanto ao tratamento dos menores de idade, mas as reportagens ainda trazem casos de violação dos direitos e não são raras as mortes das vítimas". A proposta em apreciação na Câmara de Curitiba, portanto, busca a conscientização de que as crianças são vulneráveis. Destaca, ainda, que “é dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente”, conforme disposto no estatuto.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Alto-falante pode ajudar cegos no transporte coletivo

Para assegurar aos portadores de deficiência visual oferecendo facilidade no uso do transporte publico, a Câmara propõe a instalação obrigatória de alto-falantes na parte externa dos ônibus articulados e biarticulado. Pelo equipamento devem ser anunciado os itinerários dos ônibus.

De acordo com a proposta, os motoristas ficarão responsáveis por acionar o sinal sonoro nas proximidades dos terminais do transporte coletivo, em todas as estações-tubo e nos pontos, alertando os deficientes visuais da chegada ao ponto e o trajeto dos veículos.

A adoção da medida, se aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito, pode garantir mais autonomia aos deficientes.

Projeto prevê comercialização de gases de aterros sanitários

Está em trâmite na Câmara de Curitiba projeto de lei que determina que a prefeitura explore ou selecione empresas capacitadas para comercializar a captação de todos os gases liberados pela decomposição de material orgânico nos lixões e aterros sanitários urbanos da cidade. O objetivo é atender ao controle ambiental, com a redução da emissão dos gases responsáveis pelo processo de aquecimento global e, ao mesmo tempo, obter lucro em benefício da comunidade.

O projeto sugere que, caso o município decida explorar, por conta própria, busque investimentos no Ministério das Cidades, pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, ou em organismos internacionais, como o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), previsto pelo Protocolo de Quioto. No caso de exploração por empresas particulares, deverá ficar reservado o percentual de 20% dos lucros à prefeitura.

A proposta sugere também que as pessoas que tiram seu sustento dos aterros sejam previamente cadastradas pelo município para serem contratadas no novo empreendimento para trabalhar na reciclagem de material ou até mesmo na limpeza urbana.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Vereador Emerson Prado apoia Paulo Rosenmann: juventude e experiência pelo Paraná

O candidato a deputado federal Paulo Rosenmann, filho de Max Rosenmann - deputado federal entre 1987 e 2008 - é apontado por lideranças de todo Estado como uma das grandes promessas políticas do Paraná para as próximas eleições por reunir juventude e experiência.

O vereador do PSDB de Curitiba, Emerson Prado, também acredita no potencial do pré-candidato e manifestou seu apoio na última semana. Para ele, a eleição de Paulo assegura aos paranaenses um representante sério e voltado aos interesses da população. Paulo deu os primeiros passos na política muito cedo. Ainda menino já acompanhava o pai em compromissos políticos e admirava sua forma de trabalho, que o tornou conhecido pela sua disponibilidade. O deputado Max sempre atendia a todos e estava muito presente nos municípios de sua base eleitoral. Inspirado por esta história de trabalho independente que conquistou a confiança dos paranaenses, Paulo Rosenmann decidiu continuar o trabalho do pai, defendendo as causas paranaenses.

A ideia de eleger Paulo deputado federeal é um projeto da família. A eleição de 2006 era a última de Max. Depois de seis mandatos consecutivos, o deputado já havia decidido lançar Paulo Rosenmann para representar o Paraná no Congresso Nacional.

Desde o falecimento de Max, em 2008, a família passou a incentivar Paulo para concretizar o projeto do pai, sucedendo com responsabilidade este homem que deixou grandes marcas na política do Estado.

Trabalho, dinamismo, competência e honradez são as principais características de Max Rosenmann, que cumpriu sua missão buscando qualidade de vida e progresso para todos os brasileiros. Agora seu filho, Paulo Rosenmann, se apresenta para dar continuidade a esse legado polìtico com a mesma seriedade e compêtencia. Paulo pretende ser um deputado municipalista, atendendo os munícipios em suas maiores necessidades. " Meu pai é respeitado pelo grande número de obras que trouxe para quase todas as cidades do Paraná. Ele trabalhou muito para trazer escolas, creches, postos de saúde, ambulâncias e pavimentação de estradas. Agora quero continuar honrando o nome Rosenmann e fazendo o melhor pelo povo do Paraná", afirma Paulo.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Vereadores querem regulamentar Comissão de Direitos Humanos

A Comissão Especial de Direitos Humanos para Estudo e Aplicação dos 8 Objetivos do Milênio em Curitiba, da Câmara Municipal, deve trabalhar, neste próximo semestre, para a regulamentação da Comissão Municipal de Direitos Humanos. Esta nova comissão será permanente em Curitiba e foi aprovada por lei, mas ainda não está  operando. Para isto, é necessário sua regulamentação, que consiste em definir como vai funcionar e quais serão suas atribuições.
Um grupo formado pelos vereadores da comissão temporária da Câmara, um representante da Secretaria de Governo, um da Procuradoria da prefeitura e um do Ministério Público deverão trabalhar nisto a partir de agosto.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Tatuquara ganha mais uma creche

Atendendo proposta da Câmara de Curitiba, a prefeitura está construindo uma creche nas Moradias Monteiro Lobato, no Tatuquara. Na região, por enquanto, funciona apenas uma unidade para uma comunidade de 10 mil famílias.
Também está em construção o alambrado no campo de futebol na Vila Monteiro Lobato, no cruzamento da avenida Enette Daburd com a rua Poeta Bernardo Guimarães, no mesmo bairro. A liberação de emenda ao Orçamento no valor de R$ 30 mil garante a obra.

Fonte:Câmara Municipal de Curitiba

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Praça 29 de Março será revitalizada

Moradores na região da praça 29 de Março terão mais uma opção de lazer. Por iniciativa da Câmara de Curitiba, aquele logradouro será revitalizado. Além disso, recentemente foi implantada a Academia da Terceira Idade.

A ideia é preencher a carência de espaço público para a prática de atividades ao ar livre aos moradores e quem circula pela região. A iniciativa atende reivindicação da comunidade. Com isso, pretende-se incentivar a prática das atividades físicas através de acompanhamento profissional, além de oferecer mais uma opção de lazer.

Fonte:Câmara Municipal de Curitiba

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Prefeitura recupera passarela e ponte

Atendendo sugestão da Câmara de Curitiba, a prefeitura reconstruiu a ponte da rua Natal e a passarela de madeira na Raimundo Nina Rodrigues, no Cajuru.

Os equipamentos tinham sido levados pela chuva no início do ano, complicando o tráfego de veículos e pedestres. No período de obras, o desvio do trânsito foi da rua Natal pela paralela Esther Jorge Chueri. E quem estava na Raimundo Nina Rodrigues a opção foi acessar a Emílio Bertolini.

Fonte:Câmara Municipal de Curitiba