Durante o debate, vários vereadores chamaram a atenção para a falta de manutenção nos equipamentos implantados nas praças e parques da cidade, como, por exemplo, das canchas esportivas, de responsabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). Nesse sentido, foi sugerido trabalho conjunto entre as secretarias, de maneira que a SMMA atenda a SMEL na questão de manutenção, o que precisará ser levado em conta na destinação dos recursos das emendas.
Baseado em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), Emerson Prado enfatizou que, no mundo, cerca de 70% das pessoas são sedentárias. Na opinião do vereador, “o melhor é o combate à causa e não ao efeito.” Lembrou, ainda, que mais de 300 mil pessoas morreram no País em decorrência de doenças cardiovasculares. “Um dos grandes vilões dessa estatística é o sedentarismo”, disse, atribuindo ao fato de “quase metade dos brasileiros não praticar exercícios”. O número se agrava ainda mais, segundo o parlamentar, quando a idade avança. “Entre os idosos de 60 a 70 anos, a faixa dos que não se exercitam chega a 57%.”
Segundo o secretário, apenas o programa de Atividades Físicas e Qualidade de Vida realiza cerca de 150 mil atendimentos por mês, somente nas atividades sistemáticas, que são dirigidas às crianças por meio do Programa de Atendimento Sócio Esportivo (Pase).
A pasta pretende continuar o trabalho desenvolvido para ampliar programas e possibilitar a aquisição de novos equipamentos. Conforme Fedrigo, a lei de incentivo ao esporte tem beneficiado grande parcela da população e o esporte em geral. A participação dos vereadores Aladim Luciano (PV) e Juliano Borghetti (PP) nas reuniões foi elogiada pelo secretário.
Fonte: Câmara Municipal de Curitiba
.jpg)
+3.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário