Seja bem vindo!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Solicitada nova academia ao ar livre em bairro

Mais uma academia ao ar livre é solicitada à prefeitura de Curitiba. Desta vez, é para o Pinheirinho, na rua Jacob Andreatta, entre a Marques de Beccaria e a rua da Ordem. O pedido é do vereador Emerson Prado (PSDB). Na opinião do parlamentar, a implantação da academia vai melhorar a qualidade de vida dos moradores da região, já que nas proximidades, segundo Prado, não existe espaço adequado para a prática de atividades físicas.

Insegurança

Preocupado com a falta de segurança dos moradores do Capão da Imbuia, principalmente nas proximidades da Unidade de Saúde Iracema, Emerson Prado propõe estudos para instalação de módulo da Guarda Municipal na rua Professor Nivaldo Braga, na Praça do Bosque. Esta é uma das solicitações antigas dos moradores, que reclamam do vandalismo e da violência na região. Em outro documento, o vereador sugere a instalação de telefone público na esquina das ruas José Paulo de Oliveira e Brasílio Cuman. “Os moradores do Botiatuvinha necessitam da colocação imediata do aparelho, porque têm que percorrer grande distância para encontrar um telefone público.”

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Educação integral contra a violência

O assassinato do delegado José Antônio Zuba de Oliva, de Pontal do Paraná, por traficantes do Rio de Janeiro rendeu comentários na sessão plenária da Câmara de Curitiba desta quarta-feira (25), em defesa de mais segurança pública. Vereadores demonstraram indignação com a violência também nas cidades pacatas, como as do litoral paranaense, e sugeriram que os planos de governo nestas eleições incluam policiamento ostensivo, salário digno, armamento pesado e educação integral.
A educação integral, defenderam, permite que crianças e adolescentes fiquem longe das drogas e da violência, mantendo os estudos durante a manhã e à tarde, incluindo cursos pré-profissionalizantes e de línguas estrangeiras. “Curitiba e região metropolitana estão tendo 20 a 25 assassinatos por fim de semana. É preciso tomar todas as providências possíveis para evitar este tipo de tragédia”, disseram.
Caso
Foragidos do presídio Bangu 4, no Rio de Janeiro, são apontados pela polícia como assassinos do delegado Zuba e do servidor municipal Adilson da Silva. O policial foi morto ao averiguar denúncia de um grupo suspeito num camping em Pontal. O delegado, acompanhado do funcionário da prefeitura e de duas investigadoras, foram recebidos a tiros de metralhadora e pistola. O grupo fugiu em dois carros com placas do Rio, já encontrados. Um bandido foi preso.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Luciano Ducci e Emerson Prado entregam casas no Uberaba

O vereador Emerson Prado nesta terça-feira (17)  acompanhou o prefeito Luciano Ducci na entrega de casas para 38 famílias que viviam em situação de risco na Vila Menino Jesus, uma ocupação irregular localizada no bairro do Cajuru. Agora, as famílias passam a morar em condições seguras no conjunto Moradias Alexandra, construído pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) no Uberaba.
"Com o programa habitacional do município e as ações integradas de outras secretarias da Prefeitura, como as de Saúde, Educação e Abastecimento, estamos promovendo uma verdadeira transformação nesta região da cidade. Assim, as famílias ganham dignidade e podem criar seus filhos com segurança", disse o prefeito.
As 38 unidades entregues às famílias fazem parte de um total de 82 casas e sobrados que compõe o Moradias Alexandra. O empreendimento foi especialmente projetado para receber as famílias da Vila Menino Jesus, onde os alagamentos freqüentes eram o principal problema. A ocupação está na área de abrangência da bacia do rio Iguaçu e a transferência das famílias atingidas pelas enchentes está sendo feita de forma gradativa.
Maria de Lourdes D

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Tatuquara vão ganhar a tão sonhada "Regional Tatuquara"

Mais um pedido do Vereador Emerson Prado foi atendido pelo prefeito Luciano Ducci. Depois de anos de espera os moradores do bairro Tatuquara vão ganhar a tão sonhada "Regional Tatuquara",  pois teremos serviços e qualidade de vida mais perto dos moradores, afirmou Emerson Prado. O prefeito Luciano Ducci anunciou que o Tatuquara, na Regional Pinheirinho, será transformado em uma nova Administração Regional da cidade em 2012 e também ganhará um terminal de ônibus e um Centro Municipal de Urgências Médicas."Com a Regional Tatuquara, atenderemos melhor o morador, pois teremos serviços mais perto da população", disse Luciano Ducci em audiência pública com 300 moradores, na Capela São Sebastião, no conjunto Moradias da Ordem. O prefeito também anunciou que a Prefeitura começará ainda neste ano a construção no Tatuquara de um Clube da Gente, com piscinas para aulas gratuitas de natação e hidroginástica."É necessário fazer um grande avanço para que haja um belo desenvolvimento do Sul da cidade e estamo à disposição dos moradores e da lideranças comunitárias para continuarmos a fazer um Tatuquarara cada vez melhor para se viver" disse Luciano Ducci. Em março de 2011, a Prefeitura implantará uma regional avançada do Pinheirinho no Tatuquara, um dos bairros mais extensos de Curitiba e com população de quase 50 mil habitantes. O espaço funcionará como embrião para a criação da nova Regional Tatuquara, que deverá acontecer em março de 2012, mês de aniversário da cidade.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Reuniões discutem construção de passarela no Ganchinho

Vereadores da Câmara de Curitiba defendem a construção de passarela para pedestres na Estrada do Ganchinho. O assunto foi recentemente discutido em reunião com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes no Paraná (Dnit), José da Silva Tiago. A luta, que já dura sete anos, visa o reforço na segurança de pedestres e moradores que precisam fazer a travessia entre a Vila Rio Negro e o Jardim Futurama pela BR-116. O trecho registra alto índice de acidentes, principalmente atropelamentos.

A estrada, principal via de conexão entre o Ganchinho e o centro da cidade, foi construída no século XIX para facilitar o transporte de mate entre Curitiba e São José dos Pinhais e até hoje a estrutura é precária. Desde 2003 são feitas reuniões com a comunidade para ouvir os problemas que enfrentam. Foi no mesmo ano também que a Câmara solicitou ao Dnit a construção de passarela para a solução do problema.

Sinalização

Ainda naquele ano foi adotado como medida de urgência o reforço na sinalização. Porém, ainda não foi aprovado o projeto de execução da obra. As obras, previstas para início em março, foram realizadas apenas no trecho de 1,5 quilômetro entre a alça de acesso até o Centro do Clube Atlético Paranaense (CT do Caju), que recebeu a seleção brasileira de futebol durante seu treinamento para a Copa do Mundo de 2010.

Na sexta-feira (13), haverá nova reunião no Dnit. A passarela deverá ser construída no Contorno Leste, em frente ao Santuário da Divina Misericórdia, e contará com verba parlamentar federal. Além da passarela, serão realizadas obras de pavimentação nas marginais da rodovia.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Conselho Tutelar pode ter assistente permanente

Em documento aprovado pelo plenário da Câmara de Curitiba, nesta semana, foi sugerida a atuação permanente de assistente social em cada um dos Conselhos Tutelares, para melhor deliberar nas questões que envolvem as crianças, adolescentes e famílias atendidas.

A intenção é garantir condições adequadas e efetivas para o cumprimento das atribuições dos Conselhos Tutelares, que "seguramente resultarão em agilidade e eficácia na defesa dos direitos da criança e do adolescente."

Também é do consenso parlamentar que "a presença contínua deste profissional da área social facilitará em muito o trabalho que hoje é executado e, assim, as diversas situações serão vistas por um colegiado, assistido por pessoas fora do quadro próprio dos conselheiros", de acordo com a justificativa. Seria uma segunda opção em atendimento e compreensão de cada ocorrência.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba

Normas de segurança de infláveis já estão valendo

Já estão valendo as novas normas de segurança de brinquedos infláveis de grande porte. Criado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o documento, que acaba de ser publicado, vai entrar em vigor no prazo de um ano em todo o País. Porém, os fabricantes já estão adaptando os equipamentos. “Em poucos meses, os empresários terão os brinquedos adaptados”, avalia José Carlos Lauter, coordenador da Comissão de Estudo Especial de Segurança de Brinquedos Infláveis na ABNT e também diretor de Apoio às Comissões da Câmara Municipal de Curitiba.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Solicitadas informações sobre obras em avenida

As obras na avenida Toaldo Tulio foram motivo de pedido de informações oficiais ao município, aprovado nesta semana, na Câmara de Curitiba. As informações devem ser encaminhadas e respondidas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, sobre as vagas de estacionamento em frente aos estabelecimentos comerciais da via. De acordo com o documento, diversos comerciantes querem saber o que será feito para minimizar o impacto da retirada dos locais de estacionamento no comércio da região, por conta das obras que estão sendo realizadas. Também estão sendo questionados detalhes sobre o projeto em execução e as futuras obras previstas para a avenida.

Obras que venham trazer melhorias para Curitiba e seus cidadãos são sempre bem vindas, de acordo com a justificativa. Porém, quando podem causar qualquer tipo de problema, devem ser muito bem estudadas. O documento destaca que a prefeitura tem o dever de manter as pessoas atingidas pelas obras cientes do que será feito, além das consequências e ações estipuladas, para minimizar possíveis problemas. “O objetivo é garantir a maior transparência possível aos comerciantes da avenida e saber se ao fim das obras haverá prejuízos ao comércio local. Neste caso, também receber informações sobre as soluções propostas pela prefeitura”, conforme o documento.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Vereadores apoiam nome de Fachin ao Supremo

Foi aprovada em plenário, nesta terça-feira (3), moção de apoio ao jurista paranaense Luiz Edson Fachin, que integra a lista de nomes encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar vaga do ministro Eros Grau que se aposentou no Supremo Tribunal Federal.


No documento, assinado por 37 dos 38 vereadores, é destacada a importância do apoio à indicação de um membro da corte paranaense, embora Fachin seja gaúcho de nascimento, mas radicado há muitos anos no Paraná (formado pela Universidade Federal do Paraná em 1980), e é, inclusive, cidadão honorário de Curitiba.

“A indicação do novo membro do Supremo, pelo presidente Lula deverá ocorrer nos próximos dias. Por isso, a importância da manifestação de todos os curitibanos e paranaenses em apoio ao nome de Luiz Edson Fachin”, argumentam os parlamentares.

Atuação

A indicação de Fachin, formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná, mestre pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e pós-doutor pela Faculty Research Program in B, no Canadá, é consequência de seu reconhecido trabalho como jurista. Por meio de uma centena de trabalhos publicados e atuação no ramo da advocacia, Fachin tem colaborado para a resolução de questões do STF. “O apoio à indicação do professor Fachin é ponto de honra para os curitibanos e paranaenses e destaque às letras e ao Judiciário seja pela cultura, como pela colaboração que dará às questões do STF”, concluem os vereadores.

Fonte:Câmara Municipal de Curitiba

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Comissão de Direitos Humanos se reúne nesta quarta-feira

A Comissão Especial de Direitos Humanos para Estudo e Aplicação dos 8 Objetivos do Milênio em Curitiba, da Câmara Municipal, reúne-se nesta quarta-feira (4), para discutir a regulamentação da Comissão Municipal de Direitos Humanos. A atividade acontece às 13h30, na Sala das Comissões. Devem participar a procuradora geral do município, Valéria Macedo Pereira Hauare, um representante da Secretaria do Governo Municipal, Francisco Carlos Nogueira e a promotora Maria Tereza Uille Gomes.

A Comissão Municipal de Direitos Humanos será permanente em Curitiba e foi aprovada por lei, mas ainda não está operando. Para isto, é necessária sua regulamentação, que consiste em definir como vai funcionar e quais serão suas atribuições. Com sua efetiva ação, a ideia é fazer com que sejam aplicados os Oito Objetivos do Milênio na cidade.

Objetivos

Os "Objetivos do Milênio" (ODM) foram elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para melhorar os índices de qualidade de vida em todo o planeta. Estes objetivos consistem em: acabar com a fome e a miséria; educação básica e de qualidade para todos; igualdade entre os sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a aids, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Comissão visitará Aterro da Caximba

Visita dos vereadores ao Aterro da Caximba foi remarcada para esta quarta-feira (4), às 9h. Eles vão vistoriar o trabalho de desativação da área, que vai parar de receber os resíduos de Curitiba e região metropolitana já no mês de novembro.
A visita está agendada com representantes do Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). Os vereadores devem verificar o processo de recomposição do aterro, imposta pela Justiça para que fosse possível a prorrogação da desativação para novembro deste ano.

Informação

A atuação constante da Comissão do Lixo fez com que a população da cidade soubesse dos desdobramentos de cada etapa do processo de desativação do Aterro da Caximba e da licitação para a definição de quem operará o Sipar. Os parlamentares mantiveram contato frequente com o Consórcio Intermunicipal e com a SMMA. Ouviram também representantes do Tribunal de Contas do Paraná (TCE), do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da ONG Defensoria Social, da Associação de Moradores do Campo de Santana e da Aliança para o Desenvolvimento da Caximba (Adecom).

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba